26 fevereiro 2009

Será?


As saudades são de ser a princesa em vez da fortaleza.

22 fevereiro 2009

Inacabadas?


"-Há tantas conversas que ficam inacabadas! Será que a sabedoria é tentar retomá-las ou deixá-las para sempre no ponto em que ficaram?"

Miguel Sousa Tavares, Equador

19 fevereiro 2009

Antes de me despedir.

"Antes de me despedir, deixo ao sambista mais novo o meu pedido final:
Não deixe o samba morrer."



07 fevereiro 2009

Sentes a força do olhar?



Olha de frente. Sente a pulsação.

Tenta acertar. Dá mais gozo o que dá mais trabalho. Sentes?

Não desafies: vive. Se um dia sentires que não deste tudo sobe a um palco e lá, sozinho, deixa-te descobrir o que mais amas. Eu já descobri. Sentes a força do olhar?

Aqui sinto que posso tudo. E é tão simples. Viver é assim. Só preciso que me indiquem o caminho. O chão já conhece os meus passos.

Vou num passo simples. Num compasso simples. O ritmo acelera. Acelero. Sem certezas, vou. Salto. Giro. Num pé. Olho para quem me foi ver. Sim, é para eles. Dou toda a força ao meu olhar. Os braços são certos. A direcção é essa. Num movimento simples mostro: estou aqui. E amo isto. Vem, sobe, vais perceber a essência de amar deixar o corpo ir e, harmoniosamente, sentir. É aquilo a que chamam dança.

"Foi só por um segundo, todo o tempo do mundo, e o mundo todo se perdeu."

05 fevereiro 2009

PERCEBE!

Percebe que a visão turva.
Percebe que é irracional.
Percebe que não te podes ouvir a ti.
Percebe que é errado.
Percebe que é mau.
Percebe.

Jogas?

Atirei a moeda ao ar. Esperava que ela caisse de forma clara mas nem isso aconteceu, nem isso ajudou. Preferi não arriscar... não tinha a certeza se este era um jogo, o jogo em que ninguém ía ganhar.

Pensava ter que decidir a carta a jogar, de forma pensada e contando as que já tinham saído e os pontos que ainda faltavam jogar. Sabia que, neste jogo, não podia mandar a moeda ao ar e esperar resposta.

Afinal não tive que escolher a carta a jogar. Tiraram-me o jogo das mãos. Merecido.

"Se não for o caminho certo como é que o tempo o vai provar."
Foi melhor assim.



"Está frio demais para apostar em mim."



O Jogo - Tiago Bettencourt & Mantha

01 fevereiro 2009

Caracóis negros


Parei para um "vinho do Porto"
Só porque "sabe bem ter-te por perto"
E sentir "quem vem e atravessa o rio".

Guardo só a imagem de quando te vejo chegar porque "e assim chegar e partir são só dois lados da mesma viagem, o trem que chega é o mesmo trem da partida, a hora do encontro é também despedida, a plataforma desta estação é a vida desse meu lugar".

Pede um bilhete só de volta.

Um dia vou pintar o quadro da família e o que tenho mais nitido são os caracóis negros e o sorriso rasgado, emocionado e feliz. Três piolhos e a menina vai ter caracóis negros.

"Quando me abraças me agarras nos teus braços eu me desfaço em mil pedaços" "que até me esqueço de respirar".

Sonhos cor-de-rosa do teu mundo de cartão com sabor a chocolate.

"A ponte ligou-me a mim, a ponte ligou-me a ti. Trocamos de imagens sem querer, amamos as margens sem ver. Enquanto a ponte ficou passamos ao tempo maior o céu ficou azul e o sol brilhou melhor. E se eu não sei quem sou, vens dizer-me a mim. Vem aqui."

Não sejas como a Noite, não tenhas medo do escuro porque "Em certos dias de Primavera a Manhã coloca sobre o luminoso vestido essa rosa azul de antigas idades. E então se diz que faz uma esplêndida manhã toda azul."


Da mamã*